- Home
- /
- Avaliação de Impacto em Direitos Humanos
CONTEXTO
Uma empresa multinacional dos setores de mineração, metais e logística, com atuação na Amazônia, vinha enfrentando desafios no complexo ambiente de negócios de suas operações no Pará. Diante desse cenário, identificou a necessidade de alinhar-se às boas práticas internacionais, visando à redução de riscos e à mitigação dos impactos de suas atividades e garantir não apenas sua licença formal para operar, mas também a sua licença social.
OBJETIVO
Aperfeiçoar a estratégia da empresa, visando fortalecer a prevenção e aumentar a resiliência da atuação da empresa.
ATUAÇÃO
- Levantamento preliminar dos principais issues e riscos a partir de uma perspectiva de direitos humanos;
- Gap Assessment, para avaliação das lacunas nas políticas e processos, tendo em vista a integração de direitos humanos na gestão da empresa;
- Amplo e detalhado mapeamento e avaliação de Riscos e Impactos de direitos humanos;
- Desenvolvimento de Plano de Ação e Adequação de Direitos Humanos 2020-2023;
- Apoio multidisciplinar e multidepartamental na integração dos resultados e na implementação das recomendações para prevenção, mitigação e remediação de impactos nos processos de gestão da empresa.
RESULTADOS
Com base nas lacunas identificadas, foram apresentadas recomendações que se concentraram principalmente nos componentes de gestão e nos principais tópicos setoriais com menor nível de adesão ao UNGP e a outros instrumentos internacionais.